Famosos

Marcelo Rebelo de Sousa de luto

As redes sociais foram tomadas por mensagens de consternação ao longo das últimas horas, após a confirmação de uma notícia que abalou o país logo nas primeiras horas desta terça-feira.

Portugal chora a morte de João Rafael Paulino dos Santos Cardoso, de 23 anos, natural de Mafra, militar do Exército Português que se encontrava a frequentar o exigente curso de Operações Especiais (Rangers). O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, já reagiu publicamente ao sucedido, dirigindo palavras de pesar e solidariedade à família enlutada.

As primeiras informações apontavam para o desaparecimento do jovem militar durante um exercício operacional. Já durante a manhã desta terça-feira, foi confirmado que o corpo de João Rafael Paulino foi localizado nas margens do rio Balsemão, na zona de Penude, concelho de Lamego, distrito de Viseu.

De acordo com os dados entretanto apurados, o incidente terá ocorrido pouco depois das 23h00 de segunda-feira, durante uma atividade noturna integrada no curso de Operações Especiais. O alferes de Infantaria terá sido surpreendido por uma corrente de água extremamente forte, agravada pelas condições meteorológicas adversas e pela precipitação intensa registada nos últimos dias.

As circunstâncias exatas do acidente continuam a ser apuradas pelas autoridades competentes.

Entretanto, o Exército Português recorreu às redes sociais para expressar publicamente o seu pesar, endereçando uma mensagem de solidariedade a todos os militares, bem como à família, amigos e camaradas de João Rafael Paulino dos Santos Cardoso, sublinhando o profundo impacto da perda no seio da instituição.

CONTINUAR LENDO