Tempestade Leslie chega a Portugal Continental esta terça-feira
Portugal enfrenta uma nova tempestade atlântica, após a tempestade Berenice, que afetou grande parte do país este fim de semana, especialmente nas regiões Centro e Sul, onde se registaram precipitações significativas.
Esta segunda-feira, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) emitiu um alerta e recomendações à população devido à tempestade Leslie, originada a partir de um ex-furacão, que deverá atingir várias regiões do país entre terça e quarta-feira.
Com a tempestade Leslie a entrar pela zona Sul e a sair pelo Nordeste, 15 distritos estarão sob alerta esta terça-feira, entre as 12h00 e as 00h00. Nove distritos estarão sob aviso laranja devido a chuva intensa e trovoada: Faro, Beja, Évora, Setúbal, Portalegre, Lisboa, Santarém, Leiria e Castelo Branco. Outros seis distritos estarão sob aviso amarelo: Coimbra, Aveiro, Viseu, Guarda, Bragança e Vila Real. O aviso amarelo permanecerá em vigor até às 3h00 de quarta-feira, em Castelo Branco, Guarda, Vila Real e Bragança.
A tempestade traz também uma forte probabilidade de forte queda de granizo nalgumas regiões, acompanhada de trovoadas. Já o vento forte predominará do quadrante sul no litoral a sul do Cabo Carvoeiro [zona de Peniche] e nas terras altas, com rajadas até 70 km/h no Centro e Sul, especialmente a partir da tarde de terça-feira, com condições favoráveis à ocorrência de fenómenos extremos de vento.