Célia Ferreira Recorda Zé Maria e o Impacto do Primeiro ‘Big Brother’

Célia e Telmo Ferreira
Durante a sua participação no programa Dois às 10, Célia partilhou a sua perspetiva sobre a popularidade do concorrente de Barrancos, que rapidamente se tornou um fenómeno nacional.
“Nós só estávamos lá a existir. (…) Não vivíamos para isso. Tínhamos a noção de que o Zé Maria era extremamente amado, era o nome que mais soava. O meu nunca se ouvia, pensava: ‘Eu não apareço’ [risos]”, confessou a ex-concorrente, que é casada com Telmo Ferreira, outro participante marcante da primeira edição do programa.
Célia destacou ainda algumas das características que, na sua opinião, contribuíram para o carisma e o favoritismo de Zé Maria. “Ele tinha uma imagem muito diferente, o ar dele, a simpatia, a simplicidade, a cultura, porque era extremamente culto, pelo menos na altura quando tínhamos conversas, ele conversava sobre tudo”, revelou. A sua personalidade cativante e a forma como interagia com os colegas fizeram dele um concorrente único.
Além da sua inteligência e simplicidade, Célia apontou um outro fator que pode ter contribuído para a popularidade de Zé Maria: “O facto de ele ser diferente, o aspeto e a fisionomia eram diferentes.” Esse contraste, aliado ao seu jeito genuíno, fez com que conquistasse o coração do público e garantisse a vitória histórica no primeiro reality show do género em Portugal.
Atualmente, Zé Maria continua a manter-se afastado da vida mediática. Recentemente, a TV Guia esteve em Barrancos e encontrou o ex-vencedor do Big Brother, que continua fiel à sua decisão de se manter longe dos holofotes. Apesar do tempo que passou, a sua passagem pelo programa permanece na memória dos portugueses como um dos momentos mais icónicos da televisão nacional.