Lembra do bebê da Indonésia que fumava 40 cigarros por dia? Veja como ele está atualmente… Ver mais
Em 2010, Ardi Rizal, um bebê da Indonésia, chocou o mundo ao aparecer em um vídeo fumando cigarro após cigarro. Descobriu-se que ele havia começado a fumar aos 18 meses, quando seu pai lhe deu o primeiro cigarro, e aos 2 anos já estava consumindo impressionantes 40 cigarros por dia.
Preocupado com a saúde de Ardi, que enfrentava crises graves de abstinência, e com as imagens que viralizaram, o governo indonésio decidiu enviar a criança e seus pais para um tratamento de reabilitação em 2012.
O programa teve sucesso, e Ardi conseguiu parar de fumar. Contudo, isso gerou outro problema: o vício em alimentos, especialmente junk food. Aos 5 anos, ele já pesava 24 kg, e aos 6, chegou a 30 kg.
Ardi passou a enfrentar a obesidade infantil e teve que iniciar um novo tratamento para reeducação alimentar, com acompanhamento de nutricionista, para perder o peso extra.
Ele, que costumava consumir três latas de leite condensado por dia, passou a seguir uma dieta restrita, composta por peixe fresco, frutas e vegetais.
Hoje, nove anos após passar por dois tratamentos, Ardi é uma criança saudável de 11 anos. Ele se dedica aos estudos e aproveita seu tempo livre para brincar com os amigos, longe dos vícios que marcaram sua infância.