Menina de 6 anos morre nos Açores após 2 idas às urgências

Ultima hora
Tragédia nos Açores: Menina de 6 Anos Morre Após Duas Visitas às Urgências
O Ministério Público está a investigar a morte de uma menina de 6 anos nos Açores, após ter sido atendida duas vezes nas urgências do Hospital de Ponta Delgada no último fim de semana. O caso, que levanta questões sobre a resposta do sistema de saúde, gerou grande comoção na comunidade.
De acordo com a informação avançada pela RTP-Açores e confirmada pelo Notícias ao Minuto junto da Procuradoria-Geral da República, foi instaurado um inquérito para apurar as circunstâncias do óbito da criança. A autópsia médico-legal já foi determinada para esclarecer as causas exatas da morte.
A menina deu entrada nas urgências pela primeira vez na sexta-feira à noite, tendo-lhe sido diagnosticada uma otite. Como a febre persistia elevada, os familiares voltaram a levá-la ao hospital no sábado. No entanto, o estado de saúde da criança agravou-se rapidamente, levando ao seu falecimento durante a madrugada de domingo.
Devido ao incêndio que, em maio de 2024, danificou a unidade hospitalar do Serviço Nacional de Saúde (SNS), os serviços de urgência estavam a operar temporariamente nas instalações da CUF. A mudança de infraestrutura levanta preocupações sobre possíveis dificuldades no atendimento e no acesso a recursos médicos adequados.
O Hospital do Divino Espírito Santo já expressou o seu pesar pela morte da menina e afirmou estar a prestar apoio psicológico aos pais. Entretanto, ainda não há confirmação sobre a abertura de um inquérito interno por parte da unidade hospitalar. A investigação do Ministério Público segue em curso para determinar eventuais responsabilidades médicas ou institucionais neste caso trágico.