Televisão

Papa Francisco: A notícia que o mundo não quer – Imprensa – Lisboa

Lisboa

O Papa Francisco vai continuar internado, com um “quadro clínico complexo”, de acordo com as últimas informações do boletim clínico do Vaticano.

Aos 88 anos, Francisco foi diagnosticado com uma pneumonia bilateral e está hospitalizado, no Hospital Gemelli, em Roma, desde sexta-feira da semana passada, 14 de fevereiro, e não há previsão de alta. Aliás, a agenda do Papa para este fim-de-semana que se aproxima, já foi cancelada.

Na SIC, a comentadora Maria João Avillez revelou que não acredita que Francisco recupere desta doença. “Acha que vai dar mais uma vez a volta, o Papa Francisco?”, quis saber a jornalista, ao ver que a comentadora tinha uma fotografia com o sum pontífice, e a resposta foi perentória.

“Não, acho que não dá mais a volta. Fiquei muito preocupada com a terrível coincidência entre o trágico de incerteza que o mundo atravessa, e o Papa tem uma espécie de paternidade global, não só com crentes, mas também com não crentes. E era a figura que não podia desaparecer e faltar-nos a nós, mundo, e Europa e Portugal, neste momento”, disse Maria João Avillez, a olhar para o contexto que o mundo atravessa e a importância que Papa Francisco poderia ter neste momento de maior animosidade global.

Sobre a sua pouca crença numa recuperação de Francisco, a comentadora explicou racionalmente: “A Igreja é sábia, tem 2000 anos, é a maior instituição. Nunca poderia acontecer abrir um telejornal a anunciar a morte de Francisco”.

Na opinião de Maria João Avillez, a Igreja está a dar gradualmente informações sobre a saúde de Francisco, passou do problema respiratório, para depois a pneumonia pulmonar, para não dar logo o choque, acredita a comentadora, com pesar.

CONTINUAR LENDO