Desporto

Rosa Mota nos cuidados intensivos – Imprensa

Rosa Mota, um dos nomes maiores do desporto português está internada no Hospital de Santo António, no Porto. A atleta de 66 anos esteve nos cuidados intensivos, mas de acordo com o jornal Correio da Manhã, já estará nos cuidados intermédios depois de ter sido operada durante a tarde desta segunda-feira, 10 de fevereiro.

Rosa Mota já estará há alguns dias no Hospital. Inicialmente, por causa de um aneurisma da aorta abdominal. Foi em dezembro que Rosa Mota bateu o recorde dos 10.000 m na categoria dos 65-69 anos, ao percorrer a distância em 38.25 minutos. No final da prova, ter-se-á queixado de fortes dores abdominais, e estaria a ser acompanhada desde então.

Este internamento de agora estará relacionado precisamente com esse aneurisma abdominal. A cirurgia terá sido para colocar uma prótese na aorta e pelas poucas informações que estão a ser reveladas, terá corrido bem. De acordo com a RTP, a atleta está estável, não corre risco de vida e poderá ter alta dentro de quatro dias.

Rosa Mota foi campeã olímpica da Maratona nos Jogos Olímpicos de Seul, em 1988. Porém, nunca parou de correr e tem batido todos os recordes da sua categoria etária.

De acordo com o cardiologista Rui Teles, na CMTV, a prática desportiva em nada terá influenciado este quadro clínico, sendo até aconselhada. No entanto, é possível que possa não voltar a correr com a intensidade que o fazia até aqui, após a colocação desta prótese, de acordo com o especialista.

© 2025 JNews – Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

© 2025 JNews – Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.