Rúben aponta o dedo a Afonso e Marcelo: “Aproveitam a ingenuidade do Rafael”
Depois da resposta de Rafael, a ‘Voz’ chamou Rúben para comentar: “Penso que já teve uma conversa com o Rafael a respeito deste assunto. Estou errado?”.
“Está certíssimo. (…) Algumas das atitudes que eu não me identifico tanto no Rafael são praticadas na presença do Marcelo e do Afonso. Desde o início que há certo tipo de brincadeiras que acabam por ser um quanto ou pouco infantis para mim, na minha opinião e acredito que o Rafael ao querer ser aceite por gostar deles e se identificar com eles, acabe por às vezes esconder-se um pouco e aceitar tudo aquilo que eles lhe dizem ou tentam fazer com que ele faça para ser engraçado. Acaba por se prejudicar, porque eles aproveitam um bocado da ingenuidade, que não é uma coisa má do Rafael. Eu não gosto que o façam (…) Agora, na presença de duas pessoas que ele gosta e que se identifica, acaba por fazer tudo para que eles achem engraçado, para se conseguir encaixar. E acho que isso o pode prejudicar”, disse o jogador de futebol.
Eu perdi-me aqui neste discurso do Rubem, porque eu gostava de lhe perguntar em que situações é que eu influenciei o Rafael. Onde é que eu influenciei, se fui o primeiro a sentar-me, só por curiosidade? Então fui eu que me sentei. Onde é que eu estou a influenciar alguém?”, questionou Afonso.
“Porque fizeram um jogo e foste tu que te sentaste, não é? Se eu estivesse lá e se eu criasse a dúvida no Rafael, ele não se ia sentar nem ia continuar a brincar. Porque eu sei que eu ia chamá-lo à razão e ele ia perceber qual é que era a razão. Agora, se tu o levares só para um lado, se tu o levares só para o lado mau da coisa, ele vai contigo, porque ele vai com vocês para todo o lado. Agora, se tiver uma pessoa que seja capaz de lhe dizer ‘Rafael, pensa naquilo que tu estás a fazer, pensa nas consequências que podes vir a ter, o porquê de estares a fazer isso, e não é engraçado’. Ele, de certeza absoluta, que ia criar uma dúvida na cabeça dele que ia parar de o fazer. Agora, obviamente, se vocês os dois o puxam para um lado, ele vai com vocês para todo o lado”,