Notícias

DANA chega a Portugal com “pouca energia” mas pode provocar tornados no Sul

Portugal vai ser afetado nos próximos dias pelo fenómeno DANA, uma depressão isolada em níveis altos, típica da Península Ibérica, também conhecida por “gota fria”.

DANA chega a Portugal com “pouca energia” mas pode provocar tornados no Sul
Ana Rute Carvalho

Chuva, trovoada, vento e queda das temperaturas. É esta a previsão para o território nacional nos próximos dias, naquele que é um padrão afetado pela depressão DANA que atinge o país na quinta-feira. O Algarve e o litoral Alentejano são as regiões que mais preocupam, havendo a possibilidade de formação de tornados. Ainda assim, o climatologista Mário Marques prevê que não seja “uma situação muito severa” como a vivenciada em Valência.

A chuva regressa esta quarta-feira a todo o país e vem acompanhada por uma descida “mais acentuada” das temperaturas. Nos dias 14 e 15 de novembro, os termómetros deverão descer a temperaturas abaixo da média para esta altura do ano.

Antes de chegar a Portugal, a depressão DANA, também conhecida como “gota fria”, passa por Valência. No entanto, o climatologista Mário Marques diz que não será “nada de especial”: “Mas dadas as circunstâncias poderá agudizar o problema de escoamento”.

A depressão irá depois afetar o território nacional a partir de quinta-feira. Mário Marques prevê que “não será uma situação muito severa”, nem “irá trazer nada de muito violento”, uma vez que vai chegar “já com pouca energia”.

Apesar das previsões apontarem para que esta gota fria afete todo o território, o Algarve e o Litoral Alentejano deverão ser as regiões mais afetadas pelo fenómeno, uma vez que a DANA vai ficar estacionária em Sagres. Estão previstos aguaceiros e ventos fortes, assim como a possibilidade de ocorrência de tornados.

Já a temperatura deverá começar a descer a partir desta quarta-feira, mas será no dia seguinte que se deverá verificar “uma descida mais acentuada”. Em entrevista à SIC Notícias, o climatologista afirma que, na quinta e sexta-feira, as temperaturas serão abaixo da média para esta altura do ano.

Mas este frio é de pouca dura e, no início da próxima semana, deverá ocorrer um aumento da temperatura: “Serão temperaturas mais próprias da altura do ano”.

CONTINUAR LENDO